domingo, 14 de julho de 2013

Hors concours

Demorei muito para escrever esse post, mas não por falta de vontade, mas por falta de criatividade diante de tamanha admiração a chef!

Falo do restaurante da Roberta Sudbrack que sou totalmente fã.

A primeira vez que fui, foi logo após ter participado do grupo de jurados do prêmio Rioshow de Gastronomia e justamente eu e alguns jurados combinamos de ir depois dos merecidos prêmios de melhor Chef, restaurante e cozinha contemporânea.

O couvert já começou muito bem com pãozinho feito lá, servido com manteiga, depois uma espécie de profiterólis de queijo gruyère (Gougère) e após, mandiopã (salgadinho feito a base de fécula de mandioca).

Todos escolhemos o menu degustação de cinco pratos, entretanto, apesar de cada um ter escolhido uma opção dentre os pratos do cardápio, fomos surpreendidos quando chegaram opções diferentes das que pedimos... E aí ficamos sabendo que a Chef tinha nos oferecido a degustação de oito pratos. Não podia ter sido uma surpresa melhor!!!

Nossa deliciosa degustação começou com uma colher de lichia com foie gras, seguida de um creme de brioche e alcachofra, servido em uma canequinha e, de última entrada, um aspargo branco com caramelo apimentado. Estavam bons, mas me surpreendi com o creme de brioche que apesar de eu não esperar nada demais, estava bem gostoso.
E, começaram os pratos principais. O primeiro foi um ravioli de abobrinha que estava incrivelmente leve e com apenas um toque de manteiga. Depois, comemos um robalo com uma vagem bem fina (parecia um spagueti), crocante e amanteigada, com castanhas de caju.

Por fim, nos serviram uma costelinha de porco cozida à baixa temperatura por horas, acompanhada de canjiquinha amanteigada. A costelinha estava tão macia que desmanchava só de colocar o garfo.
E, para finalizar a noite, nos serviram uma sobremesa que estava sensacional, que era tipo um caneloni doce e crocante.
Bom, não tenho nem palavras para descrever esse memorável jantar que foi totalmente espetacular!
Agora, tenho que dizer o que me marcou mais do jantar: profiterólis de gruyère (é muito leve e delicioso); ravioli de abobrinha que de tão saboroso, dispensa qualquer molho; robalo, que apesar de simples, estava no ponto perfeito e tinha tanto sabor que também dispensou qualquer molho e por fim, a costelinha que estava divina!!!!
Só tenho a agradecer a Roberta Sudbrack, que tornou essa experiência mais do que perfeita!
É claro que já fui algumas vezes após esse dia, mas sempre na terça básica. A terça básica é o seguinte: é montado um cardápio com couvert, entrada e prato principal (acho que atualmente custa R$75,00), que não pode ser alterado. Em cada semana as opções são diferentes, o que aliás, ocorre todos os dias. O restaurante não possui um cardápio fixo, o mesmo é alterado diariamente, com exceção do couvert que sempre é servido com as opções acima.
Em uma terça básica que fui, comi salada Niçoise (com atum, ovo, folhas, tomate, vagem e etc.) de entrada e de prato principal, lombinho com farofa de cenoura e batata croustillant (incrivelmente macia por dentro e crocante por fora). Estava tudo divino e virei fã dessa batata que quase sempre tem no cardápio da terça básica. E fomos agraciados com um mimo: um prato com docinhos.
Além disso, também já comi de entrada quiche com salada e de prato principal carne com manteiga de ervas e a tal batata; e ainda, de entrada antipastos e de prato principal galeto com a batata e por aí vai.
O galeto é assado em alta e baixa temperatura, ficando com uma casquinha crocante por fora e desmanchando por dentro. É muito gostoso!!
De sobremesa já comi também uma tartelete de chocolate que é gostosa, mas sem suspiros.
Realmente, a Roberta Sudback merece os prêmios recebidos de melhor Chef, pois consegue tornar um prato simples em uma experiência maravilhosa!!
Vocês não podem deixar de ir, pelo menos uma vez! Ah, no cardápio normal tem o menu degustação de 3, 5 e 8 pratos. Não é barato, mas, vale a pena!! E, nas terças-feiras além do cardápio normal, tem a terça básica.
Fica na Av. Lineu de Paula Machado, 916 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Telefone: 11 3874-0139. Ah, só aceita Mastercard.

1 comentários :

  1. Jonathan Benarrós disse...

    que ótima dica.
    fiquei bastante curioso. da próxima vez que for para o Rio eu vou.